sábado, 20 de junho de 2009

Relatório do Primeiro Encontro - partilhando as primeiras experiências do GESTAR II Tupanciretã - RS

PRIMEIRO ENCONTRO

A apresentação do GESTAR II para professores municipais de Tupanciretã das áreas de Linguagem e Ciências (Físicas, Biológicas e Exatas) ocorreu dia 20 de maio, no Centro Cultural “Dr. José Mariano de Freitas Beck”.A abertura foi feita pelo prefeito municipal, Luiz Adolfo Bittencourt Dias, seguindo-se as boas-vindas pela coordenadora do programa no município e representante da secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Édina Ceolin Ghisleni (secretária adjunta). O programa foi apresentado pelas formadoras Adriana Markus Nicoletti (Matemática) e Potira Dutra (Língua Portuguesa), com auxílio das monitoras Ana Maria Simões Genro (Matemática) e Márcia Moreira (Língua Portuguesa).
As formadoras, após uma mensagem inicial de acolhida para as educadoras, esclareceram sobre os objetivos do Programa, as atribuições de cada participante do processo, como funcionará o GESTAR II no município, entregando cronograma e resolvendo dúvidas que foram surgindo.
Foi distribuído material, verificado quantos exemplares precisavam ainda ser adquiridos, observada a estrutura dos cadernos (TPs e AAAs), e esclarecido acerca do sistema de avaliação do GESTAR II.
As educadoras efetivaram suas inscrições e partiram para a realização da primeira oficina do Programa GESTAR II; a atividade consistiu na formação de grupos (4 grupos de cada área envolvida) para o preenchimento de um questionário que levantou questões de esclarecimento sobre o programa, sobre a compreensão sobre a formação do educador e a formação continuada em serviço.
Foi solicitado que cada grupo, após discutir e preencher o questionário, organizasse suas questões em papel pardo e apresentassem para os demais, expondo seus pontos de vista e inquietações.
Discutiu-se todas as questões, os participantes chegaram a denominadores comuns e a encaminhamentos teórico-práticos a respeito, e então foram expostas as questões a serem trazidas para o encontro seguinte.Ao final, a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Dalila Batista Nonnenmacher, se pronunciou valorizando a importância da capacitação continuada e da essência que se retoma quando se participa de cursos específicos de área. Segundo Dalila, “cabe-nos capacitar os professores, oferecer-lhes suporte e qualificação para que realmente aconteça a aprendizagem e reflita em uma sociedade melhor”.

3 comentários:

  1. Está sendo um sucesso os encontros de estudo do GestarII,professores motivados e satisfeitos com as novas experiências.

    ResponderExcluir
  2. Que legal Potira, assim você está deixando seu pai cada vez mais oruglhoso,né? Lembra que você comentou-me da saisfação dele ao contar aos outros da tua cidade,que a filha estava em POA fazendo um curso!!! Sucesso e um grande abraço Sílvia/Viamão.

    ResponderExcluir