sexta-feira, 3 de julho de 2009



A atividade 2 da Oficina 2, relacionou-se ao seguinte texto-base:

Os dois garotos correram até a entrada da casa. “Veja, eu disse a você que hoje era um bom dia para brincar aqui”, disse Eduardo. “Mamãe nunca está em casa na quinta-feira”, ele acrescentou. Altos arbustos escondiam a entrada da casa; os meninos podiam correr no jardim extremamente bem cuidado. “Eu não sabia que sua casa era tão grande”, disse Marcos. “É, mas ela está mais bonita agora, desde que meu pai mandou revestir com pedras essa parede lateral. Essa garagem estava vazia exceto pelas três bicicletas com marchas guardadas aí.” Eles entraram pela porta lateral. Eduardo explicou que ela ficava sempre aberta para suas irmãs mais novas entrarem e saírem sem dificuldade.
Marcos queria ver a casa, então Eduardo começou a mostrá-la pela sala de estar. Estava recém pintada, como o resto do primeiro andar. Eduardo ligou o som: o barulho preocupou Marcos. “Não se preocupe, a casa mais próxima está a meio quilômetro daqui”, gritou Eduardo. Marcos se sentiu mais confortável ao observar que nenhuma casa podia ser vista em qualquer direção além do enorme jardim.
A sala de jantar, com toda a porcelana, prata e cristais, não era lugar para brincar. Os garotos foram para a cozinha onde fizeram um lanche. Eduardo disse que não era para usar o lavabo porque ele ficara úmido e mofado uma vez que o encanamento arrebentara. “Aqui é onde meu pai guarda suas coleções de selo e moedas raras”, disse Eduardo, enquanto eles davam uma olhada no escritório. Além do escritório, havia três quartos no andar superior da casa. Eduardo mostrou a Marcos o closet de sua mãe, cheio de roupas, e o cofre trancado onde havia jóias. O quarto de suas irmãs não era tão bonito quanto o de seus pais, que estava revestido de mármore, mas para ele era a melhor coisa do mundo.
(Traduzido e adaptado de Pitchert, J.& Anderson, R. Taking different perspectives on a story, Journal of Education Psychology, 1977)

A partir da leitura em grupos (permaneceram os grupos anteriormente formados), mediante sorteio, foram distribuídas as atividades para trabalhar a Unidade 9:

* Utilize o texto e produza:
- Grupo 1 – notícia – tombar a casa;
- Grupo 2 – e-mail – vender a casa;
- Grupo 3 – telefonema – alugar a casa;
- Grupo 4 – manchete – comprar a casa.

As produções resultantes desta atividade comprovam as maravilhas que os professores de Língua Portuguesa de Tupanciretã produzem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário