domingo, 27 de setembro de 2009

Relatório do Quinto Encontro - GESTAR II - TUPANCIRETÃ - PORTUGUÊS

Foram retomados tópicos teóricos essenciais a este encontro, comparando com a prática e entrelaçando com o que já foi trabalhado e com as próximas unidades do TP 4. Logo depois, foi proposta a primeira atividade: ler o texto “Baião”, da página 42, do TP 4; debater sobre o mesmo, os temas que trata, as facilidades/dificuldades na compreensão e interpretação, etc.; ouvir a música e, a partir dela, realizar sua leitura dramatizada. No começo a atividade causou estranheza nas participantes. Porém, quando começaram a se organizar e receberam tesoura, fita durex, papel pardo, folhas de ofício e canetas “Pilot” de diversas cores, a imaginação fluiu e os resultados foram aparecendo, inicialmente com a confecção da gaita, chapéus e saia. Depois com a improvisação do texto, e, finalmente, com a apresentação que foi filmada. Vale a pena ver os passos desta criação! Filme final: Apresentação da Oficina 5 – Música “Baião” Logo após a apresentação, visualizamos o resultado do filme que, assim que foi gravado, já foi repassado para o computador e assistido no datashow. As risadas e o contentamento com o resultado tomaram conta do grupo que ficou surpreso com o que produziu. Perceberam, em sua avaliação da atividade, que é possível realizar a leitura, a interpretação, a escrita e a ação crítico-pedagógica de modo prazeroso, criativo, reflexivo, e expandindo os aspectos culturais e sociais, dependendo do tema que será abordado. Com isto, compreenderam que a atividade sintetizou os passos tratados anteriormente, principalmente quanto a processos de leitura, escrita, gêneros e tipos textuais, domínios discursivos, dentre outros. Portanto, foi alcançado o objetivo previsto para esta atividade, e serviu de ação introdutória para a apresentação da Unidade 13, que trata dos usos e funções da escrita nas práticas do cotidiano, do letramento a partir da utilização de características da cultura local (pode ser integrado com História, Ciências, Geografia, etc.) e da possibilidade de criar novos modos de preparar o aluno para a leitura e a escrita a partir da consideração de aspectos sociais, históricos e culturais em todos os âmbitos. Na segunda parte da Oficina, foi resgatada a pergunta deixada na semana anterior, quando se questionou: “na leitura e na escrita, que pergunta marcou sua reflexão esta semana, tomando como ponto de partida a sua realidade, para a construção de uma nova caminhada na disciplina de Língua Portuguesa e na aprendizagem geral dos alunos (considerar aspectos de outras disciplinas)?” Os apontamentos das cursistas consistiram no que segue: • Leitura e interpretação; • Atenção na leitura para a compreensão; • Ortografia e produção textual (“passar para o papel”); • Motivação; • Ação pedagógica exploratória para que aconteça a compreensão VERDADEIRA do trabalho; • Competências, habilidades e alfabetização. Após a relação dos apontamentos, foi explicado cada passo do projeto que será desenvolvido a partir de 2010 e que deverá ser elaborado pelos cursistas na próxima Oficina em caráter amplo. Muitas foram as discussões a partir de cada critério evidenciado, fazendo-se uma retomada dos temas trabalhados até então no GESTAR II, e confrontando com seu período como estudante, sua formação acadêmica, algumas com sua especialização e com a prática. Foi um momento em que se dividiu as angústias, os problemas e as expectativas que o próprio programa desperta em educadores e alunos, absolutamente engajados nas ações. Ficou acertado que no próximo encontro serão traçados os demais passos do projeto, o que gerou preocupação e perspectiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário