domingo, 27 de setembro de 2009

Relatório do Sétimo Encontro - GESTAR II - Tupanciretã - PORTUGUÊS



Após receber o grupo e descontrair as cursistas com o Powerpoint “Mensagem por Fotos”, onde a linguagem popular é traduzida em imagens em uma reflexão bem humorada, deu-se início ao sétimo encontro da equipe do GESTAR II Língua Portuguesa, no dia 08 de julho de 2009.
Foram então relembrados os tópicos da Unidade 13 do TP 4 (Leitura e Processos de Escrita I), e apresentados os objetivos da Unidade 14 do mesmo Caderno. Fez-se, assim, uma retomada da Oficina em que a atividade “Baião” foi o ponto de culminância. Com estas reflexões, constatou-se a importância do professor ser um mediador do conhecimento, um condutor das percepções dos alunos em direção ao desenvolvimento social e educativo do educando.
Se propôs que os cursistas realizassem a questão “g” da página 11, do TP 4, divididos em dois grupos. Os resultados desta proposta foram que o conhecimento prévio teria duas vertentes nesta ação: primeiro, facilitaria sobremaneira a atividade se conhecessem mais da cultura nordestina, se tivessem explorado outros materiais, textos e imagens a respeito, se em outras disciplinas fossem trabalhados os mesmos temas, entre outras constatações; segundo, que se o conhecimento prévio é manipulado erroneamente pelo professor, o resultado pode não ser o esperado, ou direcionar demais as conclusões do educando.
Logo depois destas reflexões foi exibido o filme brasileiro “Narradores de Javé”. Os cursistas gostaram muito da obra cinematográfica e depois teceram comentários valiosos para a compreensão dos TPs sobre a importância de alguém que o processo de leitura e escrita em diferentes comunidades, pensando na influência social e de comunicação que eles produzem.
Unindo estes comentários, em dois grupos, foram respondidos e apresentados os seguintes questionamentos:
 De que trata o filme?
 Há alguma relação entre a cena inicial (leitura feita por uma senhora), e a cena em que Biá decide escrever a história de Javé? Se existe, qual, e se não existe, por quê?

Foto 1: Cursista Wendel Lima expressão as considerações do seu grupo.
Foto 2: Cursista Cleci Silveira fazendo as colocações do grupo que representa.

A partir das apresentações das respostas, ficou claro o quanto é diferenciado o respeito e as oportunidades para aqueles que possuem bagagem formal bem constituída na fala e na escrita. Questionou-se ainda acerca de dominação social, econômica e cultural e sobre métodos de silenciamento utilizados no passado e, infelizmente, no presente nos ambientes escolares.
Para finalizar a unidade, solicitou-se que os cursistas trouxessem para a próxima oficina uma revisão do que até agora foi discutido por meio da atividade 13, p. 82, do TP 4.

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