domingo, 27 de setembro de 2009

Relatório do Sexto Encontro - GESTAR II - Tupanciretã - PORTUGUÊS

O encontro do dia 02 de julho foi marcante para a equipe GESTAR II, uma vez que havia a preocupação em organizar o projeto que será desenvolvido no ano de 2010. Ao mesmo tempo, os participantes sentiram a importância de pensar este novo fazer pedagógico a partir dos teóricos já estudados e das ações até então desenvolvidas nos encontros.
Sendo assim, o primeiro passo foi a releitura dos itens apontados na Oficina 5 (leitura e interpretação; atenção na leitura para a compreensão; ortografia e produção textual (“passar para o papel”); motivação; ação pedagógica exploratória para que aconteça a compreensão VERDADEIRA do trabalho; competências, habilidades e alfabetização).
A partir destes temas, os cursistas foram divididos em seis grupos para discutir os temas, estudar nos TPs e organizar as conclusões para a montagem do projeto. Para auxiliar os mesmos foi esclarecido que é fundamental definir quais são os problemas enfrentados na escola como um todo, e em sua disciplina, especificamente. Desta forma, se torna mais fácil trabalhar com o grupo para que estes problemas sejam divididos por semelhança e, a partir daí, extrair o ESSENCIAL para que cheguem a um denominador comum e, partindo deste, determinar as demais ações e propostas.
Então, com explicações de cada passo a partir do que expõe o Caderno do Formador, começaram a ser traçados os passos do:

Projeto GESTAR II – Tupanciretã – RS
TEMA: Leitura; Motivação e Leitura; Produção, leitura e escrita.

PROBLEMA: De que modo se pode desenvolver as habilidades e competências relativas à leitura, interpretação, compreensão e produção textual com alunos do Ensino Fundamental, envolvendo a motivação, a atenção e o interesse em sua sociocomunicação?

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Cada grupo que organizou os objetivos específicos fará a fundamentação teórica do seu tópico. A data de entrega é dia 20 de julho (próximo encontro antes das férias) e a apresentação e a organização do texto já montado está prevista para o dia 04 de agosto.

OBJETIVO GERAL: Proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental, em todas as disciplinas e de forma interdisciplinar, situações motivadoras que desenvolvam as competências e habilidades intrínsecas e extrínsecas essenciais à sociocomunicação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 Desenvolver práticas diversificadas de leitura, para que ocorra a interação da compreensão e interpretação de textos;
 Oportunizar aos alunos situações diferenciadas de leitura que proporcionem a atenção para a compreensão de textos;
 Redigir com clareza, preocupando-se não só com a expressão do pensamento lógico, com a sequência de ideias e coerência com o tema proposto, mas também com a ortografia correta e as respectivas concordâncias compatíveis com o seu nível de conhecimento;
 Produzir atividades que agucem o raciocínio, despertando a imaginação e criatividade dos alunos, utilizando a leitura para dar vida ao mundo estático;
 Promover ações pedagógicas para que possa acontecer a real construção do conhecimento através de atividades funcionais sob a perspectiva do letramento;
 Utilizar procedimentos diversificados para atingir as habilidades e competências relativas à leitura e à escrita, aplicando os conhecimentos prévios adquiridos no decorrer da alfabetização.

Visando equilibrar as discussões e sistematizar os entendimentos, questionou-se então:
 Serão criados novos projetos?
 Será aprimorado algum projeto que foi realizado anteriormente ou ampliado outro específico de uma escola?
 Será adotado um projeto em vigência, reestruturando-o e adequando-o às necessidades apontadas?
Ficou resolvido o seguinte:

METODOLOGIA: Serão realizadas as seguintes ações durante o ano a partir da exposição de trabalhos desenvolvidos em sala de aula, congregando desde as Séries Iniciais: Gincana Literária, Minifeiras, Projeto Vivaleitura, Feira do Livro, Mostra de Inglês e Mostra Interdisciplinar (a segunda, terceira e quarta ações já são desenvolvidas há três anos no município; a primeira e as duas últimas foram propostas este ano com excelente aceitação de professores e alunos envolvidos).

CRONOGRAMA:
Gincana Literária Abril
Minifeiras nas escolas De Maio a Setembro
Projeto VivaLeitura De 09 a 12 de novembro
 1º dia – Noite – palco – danças, declamações, etc.;
 2º dia – Manhã e tarde – mostra de trabalhos (interdisciplinar, inglês e VivaLeitura);
 3º dia – Circuito literário (atividades de leitura, jogos literários e gramaticais, presença de escritor, etc.);
 4º dia – Oficinas para alunos e professores (produção de textos, de leitura, história em quadrinhos, dramatização, música, dança, contos, etc.).

Mostra Interdisciplinar
Mostra de Inglês

EQUIPE DE TRABALHO: Todas as disciplinas (tendo em vista ser um projeto inter e multidisciplinar).

AVALIAÇÃO: Reuniões com os professores da área (que serão multiplicadores e responsáveis pelo andamento e cumprimento do projeto em suas escolas) em março, 1ª quinzena de maio, julho, 1ª quinzena de outubro e 2ª quinzena de novembro.

Esta foi uma oficina que teria tudo para ser monótona, pesada, cansativa. Contudo, como se baseou em estudos em grupo e discussões grupais e coletivas, com exposição das realidades, foi altamente interessante e produtiva. Nela foi demonstrado o comprometimento
No turno da tarde prestarei auxílio à formadora Adriana Markus Nicoletti e à monitora Ana Maria Simões Genro nas explicações para a organização do projeto de Matemática do GESTAR II. Os dados produzidos pelas cursistas de Matemática serão agregados aos das cursistas de Língua Portuguesa para que seja concebido um só projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário