segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Relatório do Quarto Encontro do GESTAR II - TUPANCIRETÃ - LÍNGUA PORTUGUESA

A Oficina 4, realizada dia 18 de junho de 2009, em virtude da empolgação das cursistas com os encontros realizados anteriormente e dos resultados do trabalho feito pelas mesmas na Oficina 3, trouxe consigo uma expectativa bastante grande. E uma responsabilidade ainda maior na organização da Oficina.
O encontro começou com a apresentação da mensagem “O Comboio da Vida”, contando com a reflexão, o contraste com a prática de sala de aula e a vida. Partindo para assuntos de ordem prática e organização pedagógica, foram divulgadas as alterações no calendário em virtude da antecipação da segunda etapa de formação em Porto Alegre, que deve ocorrer de 17 a 21 de agosto. Neste cronograma também está indicado o provável retorno das Oficinas.
A princípio, a maior preocupação foi das participantes que são vinculadas às escolas estaduais, pois o Governo do Estado do Rio Grande do Sul não apoia a realização deste programa. Estas cursistas estão contando com a colaboração e comprometimento sócio-pedagógico das equipes diretivas para estarem presentes, entendendo que esta participação qualifica os professores e a aprendizagem dos alunos.
Em destaque no cronograma a seguir, na cor vermelha, seguem as alterações realizadas, válidas também para a equipe que participa do GESTAR II Matemática.
A previsão é a seguinte:

CRONOGRAMA DE OFICINAS E PLANTÕES
DATA DESCRIÇÃO HORÁRIOS
20/05 Encontro de apresentação e oficina 8h às 12h
26/05 Oficina 8h às 12h
03/06 Oficina 8h às 12h
18/06 Oficina 8h às 12h
23/06 Plantão 8h às 12h/13h às 17h
26/06 Oficina 8h às 12h
02/07 Oficina 8h às 12h
08/07 Oficina 8h às 12h
14/07 Oficina 8h às 12h
20/07 Oficina 8h às 12h
24/07 Plantão 8h às 12h/13h às 17h
04/08 Oficina 8h às 12h
12/08 Plantão e entrega dos últimos materiais. 8h às 12h/13h às 17h

PREVISÃO PARA PRIMEIRO ENCONTRO DA SEGUNDA ETAPA:
27 DE AGOSTO, QUINTA-FEIRA (INTEGRADO)

SEGUNDA ETAPA – CRONOGRAMA DE OFICINAS E PLANTÕES
DATA DESCRIÇÃO HORÁRIOS
27/08 Oficina 8h às 12h
11/09 Oficina 8h às 12h
17/09 Plantão 8h às 12h/13h às 17h
23/09 Oficina 8h às 12h
06/10 Oficina 8h às 12h
14/10 Oficina 8h às 12h
22/10 Oficina 8h às 12h
30/10 Oficina 8h às 12h
05/11 Plantão 8h às 12h/13h às 17h
12/11 Oficina 8h às 12h
18/11 Oficina 8h às 12h
24/11 Oficina 8h às 12h
30/11 Plantão e entrega dos últimos materiais. (Mostra) 8h às 12h/13h às 17h

Após este momento de cunho mais organizacional e prático, partiu-se para a socialização das ideias sobre a atividade que havia ficado prevista para ser desenvolvida no intervalo entre as Oficinas 3 e 4. Os relatos foram empolgados, demonstrando que a realização de suas explanações preparatórias foram essenciais para a efetivação do trabalho e o resultado positivo.
Algumas relataram que em certos momentos tiveram de retomar suas exposições, levando os alunos a refletir a respeito e a chegar nas conclusões, e que isso envolveu os alunos a ponto de solicitarem que esta experiência se repetisse mais vezes. Poucas foram as que disseram não ter conseguido realizar como pretendiam a atividade, e reconheceram os pontos de falha: não foram suficientes as motivações, ou foram escolhidas equivocadamente, o que é natural em um processo de revisão de posturas e conceitos, como acontece no GESTAR.
No estudo do TP 3, em sua Unidade 12, tratando da interrelação dos gêneros e dos tipos textuais, os trabalhos ficaram maravilhosos, e aos poucos foram se dando conta da distinção entre habilidades e competências e identificando cada uma destas definições no decorrer do trabalho.
A partir daí, foram trabalhados e revistos conceitos, apresentados outros (como intergenericidade, domínios discursivos e heterogeneidade tipológica, por exemplo), sempre enfatizando as experiências de cada professora, trocando ideias e auxiliando nos casos de dúvida ou dando sugestões. Ao incrementar o material já visto e debater a partir da prática já efetivada pelas cursistas, se fortalece os conceitos e o trabalho começa a adquirir uma forma mais definida, mais nítida dentro da sala de aula.
Os tipos de texto, suas modalidades, consolidando também a questão da possibilidade de manter a interdisciplinaridade no ambiente escolar, compreendendo o conhecimento como o todo, dando sentido para o trabalho educativo. Foi o que se notou também ao iniciar o trabalho com o TP 4 (Leitura e Processos de Escrita I), quando as cursistas perceberam que já realizavam trabalhos direcionados à reflexão discente/docente, mas que faltava polir, dar acabamento metodológico adequado às ações pedagógicas efetuadas.
Para que se notasse com nitidez esta condição, foram mostradas as apresentações organizadas pelas cursistas na Oficina 3, só que já elaboradas, dentro do Programa PowerPoint. Todas ficaram encantadas com o resultado e se deram conta das maravilhas que sua capacidade criativa pode fazer, contribuindo para o fazer pedagógico cotidiano.
Ao final do encontro, foi solicitado um memorial descritivo sobre suas lembranças quanto leitores. Também foi solicitado que respondessem brevemente à seguinte pergunta:
“QUAL É O PRINCIPAL PROBLEMA OU DIFICULDADE DOS MEUS ALUNOS NA APRENDIZAGEM E USO DA LÍNGUA PORTUGUESA?”
O objetivo desta investigação é definir quais são os pontos a serem tratados com mais ênfase em 2010, isto é, este será o questionamento norteador do projeto GESTAR II para o próximo ano letivo em Tupanciretã – RS.

Apresentação 1:



Apresentação 2:


Apresentação 3:



Fotos do Encontro 4:




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