segunda-feira, 29 de março de 2010

Relatório do Décimo Encontro - II Etapa - GESTAR II - Tupanciretã - PORTUGUÊS

DÉCIMO ENCONTRO – OFICINA 10 DIA 30 DE NOVEMBRO DE 2009 RELATÓRIO DO DÉCIMO ENCONTRO – II ETAPA OFICINA GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA TUPANCIRETÃ – RS A Oficina 10 da segunda etapa começou com um sentimento estranho de felicidade e despedida, uma vez que criamos laços fortes de amizade, companheirismo e divisão de angústias. O encontro aconteceu na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. Iniciamos o trabalho com a definição dos encontros para organização de textos e atividades que irão compor uma apostila de auxílio aos professores. Estes encontros ficaram divididos em três etapas: a) na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Iva Chiapetta Cardoso”; b) na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Dr. Flory Druck Kruel”; c) na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. Ainda articulamos a organização da Mostra que acontecerá dia 04 de dezembro, no Centro de Tradições Gaúchas “Tapera Velha”, distribuímos horários para acompanhamento da mesma, agendamos para março de 2010 um encontro para explicações e montagem de blog, e organizamos o estudo dos TPs para revisão e apresentação no primeiro encontro de 2010. Também foram vistos os seguintes vídeos/slides:  Variantes linguísticas – Clarissa Chaves – Selom, e Dicionário Mineirês;  Por que e como se aprende – A Coroa do Imperador;  Intertextualidade – Chapeuzinho Amarelo;  As aventuras do “M” – Mundo Moderno;  Fala, formação e escrita – Orador do Direito, Pleonasmo e Palavras (Titãs);  Motivação – Conquistando o impossível e Voe como as Aves;  Professora de Português;  Gladiador. Na seqüência da Oficina, foi promovido o primeiro encontro de Língua Inglesa (conforme autorização da professora formadora da UnB, Aya Ribeiro). Na oportunidade, solicitada pelos cursistas que sentiam necessidade de encontrar na metodologia do GESTAR II um amparo para também trabalhar em Língua Estrangeira, foi tratada da concepção de língua e linguagem, demonstrando estratégias de leitura e escrita que os professores podem lançar mão para trabalhar de modo interessante e eficiente com seus alunos. Os cursistas também refletiram sobre o porquê do desinteresse dos alunos em aprender, da resistência/preparo/despreparo dos professores em ensinar o idioma e do papel que vem desempenhando os cursos de formação. Quando questionados “que tipo de professor de inglês você acredita que é (dê características suas, como se estivesse se vendo, como se você fosse o aluno)?”, os cursistas indicaram não acreditar que desempenham seu papel como gostariam, mas que se dedicam para que consigam realizar suas atividades e desenvolver as competências e habilidades mínimas do idioma. Citaram ainda que a falta de material didático e de conscientização dos alunos e comunidade escolar não colaboram com um trabalho mais eficiente, assim como o conhecimento de que, dentro da legislação, não há respaldo significativo para o incentivo à aprendizagem de Língua Inglesa, em comparação com o que acontece com outras disciplinas. Em um segundo momento, questionou-se sobre “que tipo de professor de inglês você quer ser (em médio prazo)?”, pode-se unificar as respostas como: um profissional melhor qualificado para trabalhar com o idioma e enfrentar as dificuldades e resistências que se encontra. E quando perguntados sobre “o que fará para concretizar seu desejo?”, inicialmente o silêncio foi a resposta. Porém, os cursistas consideraram que o que dificulta um preparo maior é o convívio com o idioma, uma vez que não existe o hábito de falar em Inglês em sala de aula nem preparação para tal (não tem com quem conversar em Língua Inglesa e a universidade não está habilitando devidamente seus alunos para o uso da mesma). Na seqüência, mostrou-se tarefas que podem ser realizadas, material que pode ser utilizado e recursos que podem incrementar o trabalho com a disciplina, baseado em conteúdos e temas que foram indicados em oficina anterior pelas próprias cursistas, visando a interdisciplinaridade. Foram usados diferentes gêneros e tipos textuais, vídeos, imagens, tirinhas, artes, etc. Os cursistas consideraram muito importante o encontro de hoje, fazendo com que revissem alguns conceitos, lessem em Língua Inglesa, tivessem novas idéias e desejassem um novo encontro – assumi este compromisso com os cursistas. Os encontros seguem com três encontros ainda em dezembro, e já deixou muita saudade. No começo o que parecia tão difícil encerra hoje, com a certeza de que solidificamos uma relação de carinho, respeito e amizade. Aprendi muito com meus cursistas, tenho orgulho em contar com eles no Magistério Municipal e espero que o ano de 2010 traga ainda mais entrosamento, companheirismo e aprendizado para nós. Nada seria possível sem eles!!!

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