NONO ENCONTRO – OFICINA 9
DIA 24 DE NOVEMBRO DE 2009
RELATÓRIO DO NONO ENCONTRO – II ETAPA
OFICINA GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
TUPANCIRETÃ – RS
O encontro de número 9, que aconteceu no dia 24 de novembro, começou com a mensagem “O mundo é de quem faz”, enfatizando que os vencedores são os que buscam constantemente, que se desafiam a todo momento e vão atrás de um mundo melhor. Como a própria mensagem enfatiza, o mundo não é para os expectadores, é para os protagonistas da história. E é assim que educadores comprometidos com uma sociedade melhor precisam ter sua postura.
Como para caminharmos adiante é fundamental realizar uma constante retomada, nos dedicamos inicialmente à retomada de deveres e das outras 18 Oficinas, deixando claro que os modos de avaliação foram constantes e ainda existe um longo trajeto a ser percorrido para que o projeto criado tome seu espaço nos educandários municipais em 2010.
Se propôs, então, a observação de gêneros e tipos textuais inseridos em um texto a ser lido por todos (“O Carteiro Chegou”, de Janet e Allan Ahlberg), analisando-se a cada slide as características intertextuais e interdisciplinares possíveis de abordar. Foi uma leitura prazerosa, instigante, com questões orais reflexivas, divertida e produtiva.
Em seguida, usou-se a tradicional frase O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA e coletivamente fizemos outro texto. Veja o resultado:
“O rato Romeu Rodrigues roeu a roupa rasgada, remendada e roída do rei Ricardo Rafael Ramiro Rubens Rufino Rocha, de Roma, e a ridícula rainha Raquel Rosa Robaina Roberto Rufino Rocha de raiva roeu ruidosamente o resto”.
A partir de então, foram dadas diversas sugestões de atividades para realizar com os alunos, discutindo-se também outras variações que os cursistas criavam durante a troca de idéias. Depois, unindo arte ao trabalho com os TPs, foram exibidos os slides do arquivo Duplo Sentido, que trabalha com as mensagens subliminares, e outros arquivos de humor e de utilização da linguagem falada na comunicação.
Ao final, assistimos Vida Maria, vídeo que emocionou os cursistas e deixou no ar diversas mensagens, como o papel da família, da mulher, a evolução social, etc.
O encontro de hoje rendeu mais do que eu esperava, mas a principal lição que ficou é que cada um tem uma história de vida diferente (inclusive os professores), e isso só enriquece o convívio. Quando olhamos o lado humano dos professores e dos alunos, e o trazemos para a ação educativa, seja na exemplificação, seja nos relacionamentos, aproximamos realidade, teoria, escola, vida, sociedade, e é aí que reside o prazer de ensinar e aprender.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário