segunda-feira, 29 de março de 2010

Relatório do Terceiro Encontro - II Etapa - GESTAR II - Tupanciretã - PORTUGUÊS


TERCEIRO ENCONTRO – OFICINA 3
DIA 22 DE OUTUBRO DE 2009

RELATÓRIO DO TERCEIRO ENCONTRO – II ETAPA
OFICINA GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
TUPANCIRETÃ – RS


Na manhã de 22 de outubro, de volta à Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Tupanciretã, retomamos as oficinas específicas das disciplinas, muito motivadas pelos resultados do último encontro em que foi exposto o “Projeto Gestar II – Ler: a chave do saber e da autonomia para aprender”, a ser desenvolvido em 2010 nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental.
Depois da mensagem “Ninguém é Perfeito”, realizamos um balanço do encontro e cada uma falou de suas dificuldades e facilidades quando do retorno para a escola. Centramos nossa preocupação, deste modo, na questão primordial e que é o fio condutor do GESTAR: A INTERDISCIPLINARIDADE.
Há forte resistência de professores de outras disciplinas quanto a isso, e, mesmo dentro da Língua Portuguesa e da Matemática, é encontrada a mesma ênfase com relação aos professores que não podem estar presentes nas oficinas por motivo de vínculo com o Magistério Estadual (também preocupados em aplicar aquilo que não usufruíram).
São arestas que precisam e serão aparadas já nos primeiros encontros de 2010, em ação efetiva e colaborativa das formadoras e cursistas, auxiliadas pela preciosa intervenção das coordenadoras pedagógicas e membros da direção de cada escola municipal.
Dando prosseguimento ao trabalho solicitado na Oficina 1 desta segunda etapa, as cursistas apresentaram as propostas que levaram para sala de aula com base nos “Avançando na Prática”, do TP 1.
As cursistas revelaram que foi mais produtiva a atividade uma vez que já se sentem familiarizadas com o método de aplicação e que os alunos estão ansiosos pelas ações propostas, mostrando que a receptividade do trabalho depende da preparação, da disposição, da escolha adequada do material a ser utilizado e da prévia motivação.
Dentre as atividades realizadas, está o Dicionário dos Jovens (TP 1, p. 23) – Cursista Elizabete Vidler, que estará exposto na Mostra Interdisciplinar no encerramento do Curso GESTAR II 2009.
Nos exemplos a seguir, a professora Denise Fontoura, da EMEF Alexandrina Soares de Barcelos aproveitou as sugestões e criou um foco próprio, unindo com temas abordados nos outros TPs (como coesão textual, por exemplo).
A referida professora esclareceu que utilizou como base os textos do TP 1 “Por que seus pais estão se divorciando” (p. 62-63), “Caso do Vestido” (p. 67-69), e “O Casamento dos Pequenos Burgueses” (p. 73), colocando em pauta os temas casamento, relações interpessoais, separação e posicionamento frente às diferenças.
A professora Denise explicou que os próprios alunos ficaram impressionados com o resultado. A atividade é bastante parecida com a que foi realizada no AAA5 (Unidade 19). Observe os resultados:

Logo após a apresentação das atividades, discussão dos resultados e análises de outros caminhos que poderiam ter sido trilhados (sugestões de outras atividades), os cursistas foram organizados em 4 grupos (dois grupos receberam atividades da prova simulada de 4ª série/5º ano e dois grupos a de 8ª série/9º ano), e receberam uma prova para responder. Eram questões selecionadas da Prova Brasil, a ser aplicada até dia 30 de outubro (segundo informações do MEC – Ministério de Educação e Cultura.
Foi esclarecido que:
 Objetivo da Prova: “A Prova Brasil avalia as habilidades em Língua Portuguesa (foco em leitura) e Matemática (foco na resolução de problemas)”.
 Foco: Estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° anos) de escolas públicas localizadas em área urbana.
 Avaliação: “[...] todos os estudantes das séries avaliadas, [...] com mais de 20 alunos, [...] fornece as médias de desempenho para o Brasil, regiões e unidades da Federação, para cada um dos municípios e escolas participantes”.
Foram então repassadas as principais orientações para cada série/ano, com base em dados publicados no Portal do MEC, explicando o que são e como funcionam as matrizes e determinantes. Neste ponto, interligaram com os princípios da Prova com os do GESTAR, pela exigência idêntica de competências e habilidades.
Assim, se deram conta de que a busca do Governo Federal é por uma educação de iguais oportunidades e cobranças, tornando nivelada a aprendizagem, sendo que o diferencial é o desenvolvimento das competências e habilidades. E este diferencial só pode ser dado pelo professor, que precisa estar capacitado suficientemente para trabalhar com novos alunos, numa nova sociedade para uma nova educação que garanta um futuro cidadão e sólido no país.
Destacou-se ainda nestas análises:
 A exploração de diferentes gêneros e tipos de textos;
 A necessidade de um raciocínio amplo e crítico;
 A necessidade de se desenvolver as compreensões crítica e leitora (o que exige diferentes níveis e tipos de motivação para ler);
 A imperiosa necessidade de fazer o aluno raciocinar, analisar, questionar, observar, para, então, tomar decisões e se posicionar (que é priorizado pelo GESTAR II, e está sendo trabalhado em cada oficina; depende bastante de conscientização e empenho dos professores).
Após estas reflexões, a formadora solicitou que fossem citados pelos cursistas os conteúdos/temas em Língua Inglesa, solicitados na Oficina 1, da segunda etapa para serem tratados em encontro posterior.
Os cursistas listaram:
 Cultura;
 Tempos verbais;
 Graus do adjetivo;
 Vocabulário – produção de texto e desenho;
 Expressões (comunicabilidade);
 Modais;
 Tradução;
 Textos mais atuais e originais;
 Conversação;
 Poesia e música;
 Filme.
Foram listados sites que podem ser pesquisados pelos cursistas e encontradas atividades diferenciadas (online ou não) para produzirem suas aulas.
O encontro encerrou com a solicitação da atividade de retorno:
 Estude o TP 2, nas suas Unidades 5 (Gramática: seus vários sentidos) e 6 (A frase e sua organização).

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