segunda-feira, 29 de março de 2010

Relatório 1ª Mostra Interdisciplinar e 1ª Mostra de Inglês - Dezembro de 2009















RELATÓRIO DA
1ª MOSTRA INTERDISCIPLINAR E 1ª MOSTRA DE INGLÊS

A 1ª Mostra Interdisciplinar das Escolas Municipais de Tupanciretã aconteceu no dia 04 de dezembro de 2009, nas dependências do CTG “Tapera Velha” – cedidas gratuitamente para o evento, em virtude de compreender a importância da educação para a formação de jovens críticos, atuantes e responsáveis.
A promoção foi da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, contando com a organização das coordenadoras pedagógicas das disciplinas (Educação Física – Nairana Silveira; Anos Iniciais – Débora Maria Soares Quevedo; Ensino Religioso e Supervisão Geral – Eliane Mantelli Soares; Geografia e História – Ângela Abreu; Educação Infantil – Ingrid Idalina Nascimento Abreu; e especialmente das formadoras do GESTAR II e monitoras, respectivamente, responsáveis pelas disciplinas de Matemática, Adriana Nicoletti e Ana Maria Simões Genro, e de Língua Portuguesa, Potira Benittes de Moura Dutra e Márcia Moreira). Contou ainda com o apoio da Dirigente Cultural do Município, Luciane Brum de Souza.
Os trabalhos abrangeram todas as disciplinas, de todas as escolas (incluindo do interior), atingindo alunos de Anos Iniciais e Finais, além de uma representação da Educação Infantil, e ficaram expostos para a visitação da comunidade das 8h30min às 11h30min, e das 13h30min às 16h30min.
A Mostra anteriormente atendia a disciplina de Ciências e funcionava em formato de Feira. Entretanto, a partir do GESTAR II, surgiu o questionamento: É possível, através de um trabalho interdisciplinar, promover o prazer em aprender e ensinar? A mudança de postura profissional introduzida com o GESTAR II veio contemplar como objetivo da Mostra “divulgar as ações pedagógicas desenvolvidas em todas as disciplinas, valorizando o trabalho de professores e de alunos da rede municipal de Ensino Fundamental” (por isso, a Educação Infantil participou como convidada, a fim de que já estejam inseridos em ações voltadas para o caráter social e educativo).
O tema da Mostra foi “O prazer em aprender e ensinar”, tendo com objetivos específicos:
 Retomar valores e conhecimentos histórico-culturais,
 empreender ações de valorização social e cultural: família, escola, bairro, segmentos diversos, comunidade, município, estado, país;
 expressar nas formas oral, escrita, dramática as aprendizagens do contexto escolar;
 utilizar diferentes modos e linguagem para expressão do pensamento crítico, da investigação, da criatividade, do espírito coletivo e raciocínio lógico;
 reconhecer o trabalho dos alunos e professores de todas as disciplinas em prol de um ensino envolvente de aprendizagem significativa.
As escolas escolheram internamente os trabalhos, em todas as disciplinas, de todas as séries/anos do Ensino Fundamental. Foram inscritos até 5 trabalhos por educandário, sendo que a Mostra de Inglês ocorreu no mesmo dia e local com participação de mais 3 trabalhos por escola.



Imagens do Encontro:



















Um comentário:

  1. Estivemos juntos por mais um ano, para minha alegria, no blog, no facebook, no orkut, no e-mail, não importa, eu agradeço.

    Há de ser o Natal um grande momento de paz. Há de ser o Ano Novo um tempo de amor.

    Que a paz, o amor e a harmonia permaneçam em seus corações e seus lares.

    Quando em minhas preces, agradeço por vocês existirem na minha vida, enxergo minha pessoa, tão frágil, tão “comum”, tão indignada com as coisas do mundo e me pergunto,como cheguei a vocês?

    Sem planejar, até mesmo sem perceber, aumentou minha família.

    Escuto um eco enorme à minha pequena voz... vocês apareceram na minha telinha, tão natural, tão espontâneo!

    Chego a pensar que sempre foi assim. É assim!!!

    Percebo ainda, que falamos em

    Anas, Josés, Cecílias, Beths, Carminhas, Marias essa e aquela, Edisons, Eloys, Fátimas, Veras e tantos outros, como pessoas de minha maior convivência, na mesa do jantar, ou mesmo almoço.

    Quero desejar agora;

    Da minha família para a sua família, um FELIZ NATAL.

    FELIZ ANO NOVO.

    Que a paz do Natal se multiplique no ano que se inicia.

    Obrigada por fazerem parte da minha vida.

    DEUS os abençoe.

    FIQUEM COM DEUS.

    ResponderExcluir